Foi de ralo? Chances de conquistar vaga para a Libertadores caem para o Cruzeiro
Os resultados ruins do mês de agosto dificultaram a vida do Cruzeiro na Série A do Campeonato Brasileiro. Ao longo das últimas semanas, o time celeste só conseguiu vencer pela competição nacional uma única vez em sete partidas, quando bateu o Atlético-GO por 3 a 1 no Mineirão, em Belo Horizonte. Com isso, as chances de classificação para a Copa Libertadores da América de 2025 caíram.
De acordo com os dados do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Cruzeiro tinha mais de 70% de chances de classificação à Libertadores antes da sequência negativa no Campeonato Brasileiro. Agora, os números diminuíram, embora ainda haja um grande percentual para jogar o torneio continental no ano que vem: 67,6%.
Por outro lado, o Cruzeiro ainda era visto como um time em potencial para disputar o título do Campeonato Brasileiro, o que se tornou uma missão quase impossível graças aos resultados recentes. Neste momento, o Cabuloso tem apenas 1,5% de chance de levantar a taça, enquanto o líder Botafogo possui 40,4% e o vice Fortaleza está com 38,5%.
Cruzeiro ainda segue vivo na parte de cima da tabela
O Cruzeiro é o atual 5º colocado no Campeonato Brasileiro com 41 pontos. Se a competição terminasse hoje, o time de Minas Gerais estaria classificado para a Copa Libertadores de 2025, mas não teria vaga garantida na fase de grupos e precisaria passar pela fase de pré-eliminatória. O objetivo da Raposa é conseguir ficar entre os quatro primeiros colocados no Brasileirão.